ESG como norteador de negócios: Há 65 anos, Grupo Sabará trabalha para desenvolver um futuro mais positivo para as próximas gerações.

Empresa 100% nacional se destaca nos seus mercados de atuação e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa

O Grupo Sabará, companhia especializada em proporcionar o que há de melhor em tecnologias sustentáveis, completa 65 anos celebrando uma história marcada pela inovação e pioneirismo no trabalho com a sustentabilidade no Brasil.

Com cerca de 230 colaboradores, cinco plantas industriais, dois escritórios administrativos, portfólio com mais de 300 produtos e serviços, o Grupo Sabará é especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance para os mercados de tratamento de água, alimentos e bebidas, cosméticos e nutrição e saúde animal.

Atualmente, a organização está estruturada nas unidades de negócios: Sabará Químicos e Ingredientes, com produtos e soluções inovadoras para o tratamento de água; a BioE, que atua em segmentos industriais como sucroalcooleiro, indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose; a Concepta Ingredients, unidade que conecta a sociobiodiversidade aos consumidores globais com a oferta de ingredientes que valorizam a biodiversidade, sempre promovendo o desenvolvimento socioeconômico local, a proteção do meio ambiente e o comérciojusto; e a Beraca, controlada pela Clariant (vendida 30% em 2015 e os outros 70% este ano, aguardando aprovação do CADE), que é referência em fornecimento de ingredientes para os mercados de produtos cosméticos e farmacêuticos.

A solidez financeira do Grupo Sabará é impulsionada pelo crescimento estruturado das vendas líquidas, da ordem de 28% e 8%, respectivamente, em 2019 e 2020. “Atingimos um resultado histórico em 2020, alcançando o maior faturamento anual de nossos 64 anos, registrando a marca de R$ 274,4 milhões e o maior nível de rentabilidade da história do Grupo Sabará: 11% em 2019 e 21% em 2020”, comemora Ulisses Sabará, sócio-diretor do Grupo Sabará.

O ESG de ponta a ponta

Ao começar pelo nome Sabará -, com origem no tupi-guarani “tesáberabusu”, que significa “grandes olhos brilhantes” ou “pedra brilhante”, essência que inspirou a logomarca representando o índio brasileiro, símbolo do uso responsável da floresta e da riqueza nacional -, a sustentabilidade é uma premissa de negócios do grupo que vai muito além da declaração explícita na missão, visão e valores, ela é a fonte norteadora da empresa desde a fundação.

Entre as principais ações, o grupo Sabará é reconhecido mundialmente por seu Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, criado em 2000, para garantir a rastreabilidade completa de matérias-primas provenientes da Floresta Amazônica e de outros biomas brasileiros. Com foco no engajamento das comunidades, cooperativas e associações fornecedoras de insumos da biodiversidade, o projeto promove respeito, dignidade e inclusão socioeconômica.

Em 2007, a empresa tornou-se signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), publicando anualmente uma comunicação de progresso sobre ações em prol dos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis (ODS) e a agenda 2030.

Em 2016, Ulisses Sabará, sócio-diretor do Grupo Sabará, foi reconhecido como um Local SDG Pioneer, entre mais de 600 inscritos em 100 países ao redor do mundo. Atualmente, é o porta-voz dos líderes do Pacto Global Brasil.Já no ano de 2019, a companhia integrou-se como membro do CEO Water Mandate, uma plataforma que reúne líderes empresariais para enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2020, o Grupo Sabará foi, novamente, pioneiro no país ao se tornar a primeira empresa brasileira a ter metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) baseadas na ciência, reconhecidas pelo Science Based Targets initiative (SBTi). Até 2030, o grupo possui a ambição de reduzir 30% de emissões absolutas de GEE, o que está cientificamente alinhado ao propósito global de evitar o aquecimento da temperatura média do planeta em até 2 ºC.

Ainda em 2020, o grupo se associou ao programa Benchmark Club do Carbon Disclosure Project (CDP) maior sistema mundial de divulgação ambiental e ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), um grande articulador para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Único fabricante de clorito de sódio na América Latina

Outro grande exemplo de pioneirismo foi a construção da primeira e única fábrica de Clorito de Sódio da América Latina, que começou a operar em 2019, para suprir a demanda de uma solução que era, até então, 100% importada. A unidade, localizada na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP), com processos totalmente automatizados e maquinários da mais alta tecnologia, foi pensada, desde a sua concepção, para ser totalmente sustentável. Por isso, foi desenvolvida com foco em eficiência energética, redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reaproveitamento do subproduto gerado no processo, o que torna o processo zero resíduos.Todos os atributos dessa fábrica levaram o Grupo Sabará a ganhar o reconhecimento do Prêmio Eco edição 2020/21, na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços de empresas de grande porte, promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio).

Além do prêmio, a fábrica de clorito de sódio também recebeu o Selo de Uso 100% de Energia Renovável em 2020.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Concepta Ingredients amplia sua linha de ingredientes orgânicos e exóticos com os lançamentos do Extrato e do Xarope de Açaí

Portfólio composto por quatro produtos contribui de forma direta com o desenvolvimento socioeconômico na Amazônia, que engloba a geração de renda para 5072 famílias em 1.079.430 hectares de área orgânica em conservação

A Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará, disponibiliza ao mercado uma linha de ingredientes para as indústrias de alimentos (com foco em produtos naturais, orgânicos, sustentáveis e rastreáveis), bebidas, aromas, farmacêuticos e nutracêuticos, nutrição e saúde animal. Sua cadeia produtiva está alinhada aos valores defendidos pela ONU, principalmente as Metas 15 (vida terrestre) e 12 (consumo e produção responsáveis).

Visando ampliar sua gama de produtos, além de sua atuação na promoção do desenvolvimento socioeconômico na Amazônia, na proteção do meio ambiente e no comércio justo, a empresa lança mais dois produtos: o Extrato e o Xarope de açaí. Eles passam a integrar a linha de ingredientes orgânicos e exóticos juntamente com o Óleo e o Pó do açaí, criados para atenderem principalmente o mercado de alimentos saudáveis e funcionais.

O portfólio de Açaí foi desenvolvido a partir da polpa do fruto de espécie Euterpe oleracea. Trata-se de uma palmeira tipicamente encontrada na Amazônia. Seus frutos apresentam formato globoso, com 1 a 2 centímetros de diâmetro e têm um peso médio de 1,5 gramas. As empresas podem encontrar os produtos em quatro versões:

Extrato de Açaí Orgânico – de cor roxa intensa e vibrante, possui alta concentração de antioxidantes, polifenóis e antocianinas. Não tem adição de açúcar e possui a presença natural de minerais e vitaminas. É ideal para usar em alimentos funcionais e saudáveis;

Xarope de Açaí Orgânico – desenvolvida por meio da mistura de açúcar demerara e açaí, sua coloração é roxa clara e o seu sabor é suave da polpa do açaí. Possui polifenóis e antocianinas e presença natural de minerais e vitaminas. O produto está pronto para consumo em caldas de sorvetes, sobremesas e bebidas;

Açaí em Pó Orgânico- pó fino com o sabor da polpa do açaí, de cor roxa e leve tom de marrom. Contém polifenóis e antocianinas, além da presença natural de vitaminas. É recomendado para misturas com iogurte, biscoitos e barrinhas de chocolate, sendo fonte de fibras, nutrientes e energia;

Óleo de Açaí Orgânico – óleo derivado da polpa de açaí, sem solventes ou aditivos químicos por processo mecânico a frio. Contém ômega 6, 9 e fitoesteróis, sendo uma fonte natural de vitaminas. Pode ser utilizado em alimentos em geral, doces, salgados, saladas e molhos.

Compromisso com a biodiversidade

Para evitar o desmatamento, foram criadas associações em algumas regiões para que os coletores e suas comunidades tivessem uma maior constância e segurança em seus ganhos.
A coleta do açaí ocorre durante o ano inteiro, mas em intensidades diferentes, o que impacta no preço das rasas (unidade de medida criada pelos produtores, equivalente a cerca de 30 kg). No verão, é abundante, chegando a algumas dezenas por dia. Porém, no inverno, ela cai, e o que poderia ser colhido em um dia passa a ser em volume mensal.
“Hoje, impactamos diretamente cerca de 5.072 famílias que vivem do cultivo da coleta do açaí que origina nossos quatro produtos – extrato, xarope, pó e óleo – de açaí, sendo aproximadamente 21.653 pessoas impactadas de forma indireta. Elas atuam em 1610 hectares de área conservada, sendo 1.079.430 hectares de área orgânica em conservação”, afirma Lilia Kawazoe, gerente comercial da Concepta Ingredients.

A Concepta há anos vem construindo uma história pautada na entrega de produtos inovadores e sustentáveis, garantindo a rastreabilidade, a saudabilidade, textura e sabor, gerando valor aos clientes, fornecedores, comunidades, colaboradores e acionistas.

Sobre a Concepta Ingredients

A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e exóticos, apoiados na capacitação de famílias e conservação de áreas de risco ambiental em diferentes biomas do Brasil. O seu vasto portfólio possui insumos tecnológicos de parceiros internacionais e ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira para atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Mais Informações

Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos
Assessoria de Imprensa: Milena Miziara
Fone: (16) 98255-1164

e-mail: milena@organis.org.br