Perfil atualizado do consumidor brasileiro de orgânicos
Os hábitos, as percepções e as demandas dos consumidores brasileiros de produtos orgânicos foram investigados em profundidade pela Organis, em parceria com o Instituto Brain. O resultado está já disponível, e vai ajudar você a planejar suas ações no segmento de orgânicos.
Conheça os resultados
Que produtos consomem e com que frequência? Onde preferem comprar? Como é a experiência de compra? Qual é a percepção de valor? Estão dispostos a consumir mais? O mercado de orgânicos cresce a cada dia no Brasil e as empresas estão interessadas em investir no desenvolvimento de novos produtos orgânicos, voltados para consumidores conscientes e exigentes. A Pesquisa Consumidor Orgânico ratifica essa tendência de crescimento e mostra que, na medida em que a economia brasileira vai retomando o crescimento, o número de consumidores orgânicos tende a aumentar. Conhecer em profundidade os hábitos e as necessidades desse público é o primeiro passo para planejar ações de sucesso no setor de orgânicos.
Versão resumida
Preparamos um relatório executivo da pesquisa, com os principais dados e conclusões levantadas a respeito do consumidor brasileiro e seu relacionamento com os produtos orgânicos. Você pode examiná-lo aqui mesmo no nosso site ou clique aqui, preencha o formulário e baixe a pesquisa.
Versão completa
O relatório completo da Pesquisa Consumidor Orgânico, que também inclui o estudo em profundidade realizado especificamente com os consumidores de orgânicos, já está disponível para download para todos os associados da Organis, para mais informações envie um e-mail para info@organis.org.br com o assunto pesquisa completa para associados.
Não associados da Organis também podem ter acesso à integra do relatório da Pesquisa Consumidor Orgânico. Para verificar o custo, envie um e-mail para info@organis.org.br com o assunto pesquisa completa para não associados.
Bem-vindo aos principais dados da Pesquisa Consumidor Orgânico 2019
Conheça em linhas gerais os resultados da Pesquisa Consumidor Orgânico 2019. Fizemos um resumo que o ajudará a formar uma visão abrangente do potencial de consumo dos produtos orgânicos no Brasil.
Objetivos
1
Realizar pesquisa quantitativa para avaliação do consumo de produtos orgânicos no Brasil
2
Identificar o perfil do público consumidor de orgânicos
3
Avaliar os produtos e conceitos mais associados a orgânicos
4
Avaliar os critérios de escolha de produtos orgânicos como: marcas, lojas, embalagem, entre outros
5
Levantar a disposição para
o consumo de orgânicos em um futuro próximo
Especificações técnicas da pesquisa
Técnica
Pesquisa com a realização de entrevistas pessoais e individuais com a utilização de questionário estruturado com duração média de 12 minutos.
A abordagem ocorreu em pontos de fluxo populacional.
O questionário foi elaborado de acordo com os objetivos estabelecidos, sendo a versão final provada pelo Cliente.
O período de coleta ocorreu entre os dias 07 de maio a 13 de junho de 2019.
Universo
População brasileira, responsável pela compra de itens de supermercado da residência, com 18 anos ou mais, residente nos municípios selecionados para compor a amostra.
Amostra
Os 1.027 entrevistados foram selecionados probabilisticamente em três etapas.
Na primeira foram sorteados os municípios.
Na segunda etapa, a quantidade de entrevistas a ser realizada em cada município foi estabelecida a
partir do método PPT (Proporção Proporcional ao Tamanho) levando em consideração o porte do município.
Na terceira e última etapa, as unidades amostrais foram selecionadas a partir dos seguintes critérios de estratificação: sexo, faixa etária, escolaridade e classe
social.
Nível de confiança e margem de erro
A amostra selecionada é
estatisticamente significativa do universo em estudo e atinge um nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro, considerando uma amostra aleatória simples de aproximadamente 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sob os resultados gerais.
Selo Produto Orgânico Brasil
Percepção quanto a existência do selo
Sabe da existência de selo para certificar se um produto é realmente orgânico?
Consumo de produtos orgânicos
Consumiu produtos orgânicos nos últimos 30 dias
Destaque 2019
Sem a região norte, 20% consumiram algum produto orgânico nos últimos 30 dias.
Consumiu produtos orgânicos nos últimos 30 dias – Por Região
Frequência com que consome produtos orgânicos por semana
Entre os que consumiram produtos orgânicos nos últimos 30 dias
Motivos pelos quais não consome orgânicos em maior quantidade
RM – Espontânea – Entre os que consumiram produtos orgânicos nos últimos 30 dias
2019
2017
Conhecimento de produtos orgânicos não alimentícios
RM – Espontânea
Produtos que sabe que existem
Produtos consumidos
Facilidade para encontrar produtos orgânicos na região
Estimulada
Atitudes sustentáveis
Estimulada
Separar lixo
Motivos pelos quais não consome produtos orgânicos
Estimulada – Entre os que não compraram produtos orgânicos
2019
2017
Hightlights
Consumo de produtos orgânicos
Ao compararmos os consumidores que registraram a compra de produtos orgânicos nos últimos 30 dias no Brasil, verifica-se um aumento de 4 pontos percentuais em comparação ao ano de 2017.
A região Sul continua sendo a que mais consome produtos orgânicos (23%).
Vale salientar que a pesquisa de 2019 abrangeu a região Norte do Brasil, região essa que não estava contemplada na pesquisa anterior.
Nesse sentido, ao retirarmos a região norte da amostra de 2019, analisamos que o crescimento constatado é confirmado e que o percentual de consumidores fica em 20%.
A pesquisa de 2019, além de medir o consumo de orgânicos nos últimos 30 dias, mediu o consumo nos últimos 180 dias.
Dessa forma, chega-se ao valor de 35% de share de compra de algum produto orgânico em contrapartida, conclui-se que 65% da população não comprou nenhum produto orgânico nos últimos 6 meses.
O comprador de produtos orgânicos nos últimos 180 dias atinge 48% da população residente na região sul do Brasil seguida pela região Centro-Oeste que apresenta um share de compra de 42%.
Hábitos de compra
Os produtos mais comprados são Frutas (25%), Verduras (24%) e Alface (21%).
Podemos dizer que a compra de produtos orgânicos está bastante relacionada a compra de produtos frescos, pois a maioria dos produtos mencionados espontaneamente são produtos “FLV”, frutas, legumes e verduras.
Quando questionados quais os motivos que levam a consumir produtos orgânicos, vemos uma prevalência de motivos individuais, não aparecendo de forma significativa a dimensão do coletivo.
O principal motivo mencionado foi a saúde (84%).
O meio ambiente aparece em 9% das menções espontâneas.
O comprador de orgânicos, considerado na pesquisa como os que compraram nos últimos 30 dias, compra em média, 3 vezes por semana.
As feiras aparecem como o local onde esse público prefere comprar esse tipo de produto (87%).
Apenas 4% mencionam espontaneamente que preferem as lojas que vendem apenas orgânicos.
O reconhecimento dos produtos orgânicos se dá pela embalagem (71%).
Já a aparência do produto (12%) e marca (11%) foram o segundo e terceiro motivo, respectivamente.
O selo aparece em 3% das citações.
Preencha o formulário clicando aqui e baixe o PDF da pesquisa 2019.