“Aqueles que, assim como eu, acompanharam de perto a trajetória dos orgânicos brasileiros nas últimas décadas, lembram bem da verdadeira saga, do intenso trabalho conjunto, em diversas frentes, para que chegássemos ao atual status, de presença relevante em feiras antes dominadas apenas pelos ditos produtos “convencionais”.”

Ainda sob o impacto do sucesso da Atmosfera Orgânica na Apas Show, maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, não resisto a um breve comentário que – prometo – vou aprofundar em outras ocasiões.

Para as novas gerações, o intenso movimento em torno do estande que congregava 26 associados da Organis pode até parecer um fato corriqueiro, afinal, na Anufood e feiras anteriores não havia sido muito diferente. Mas, aqueles que, assim como eu, acompanharam de perto a trajetória dos orgânicos brasileiros nas últimas décadas, lembram bem da verdadeira saga, do intenso trabalho conjunto, em diversas frentes, para que chegássemos ao atual status, de presença relevante em feiras antes dominadas apenas pelos ditos produtos “convencionais”. E olha que isso é apenas o prelúdio de maiores conquistas, pois sequer arranhamos a casca de um imenso mercado a desenvolver e conquistar.

Prelúdio, aliás, é o título de uma canção de Raul Seixas na qual ele transforma para a linguagem poética uma frase de Yoko Ono e chega numa bela síntese: “sonho que se sonha só / é só um sonho que se sonha só / mas sonho que se sonha junto é realidade”. Essa é a Lei de Raul, que os orgânicos seguem para fortalecer seu movimento e deste modo expandir os horizontes daquilo que chamamos Atmosfera Orgânica.

Como bom orgânico que sou, gosto de ir à raiz: “prelúdio” significa algo que se anuncia, que se prevê, indício, prenúncio, promessa, sinal. Sua origem é o latim “praeludium” ou, em bom português, “o que vem antes do espetáculo”. E estou certo de que o show orgânico está apenas começando e a plateia vai aumentar muito, em benefício dos produtores, da indústria, do comércio, da saúde, da natureza e das relações de trabalho.  

A Organis tem imenso orgulho de sua contribuição nesse sonho que se sonha junto, feito a muitas mãos e que já é realidade na vida de tantas pessoas. Mas não se esquece que há muitos ensaios a fazer, muitos novos repertórios a criar, muitos fãs a conquistar e muitos espaços a ocupar nos grandes palcos do mercado, apresentando ao mundo a nossa irresistível atmosfera de vida e transformação. O sucesso recente na Anufood e na Apas Show foi um bom prelúdio. Em junho, estaremos na BioBrazil, a principal feira do nosso segmento. Além de levarmos o estande da Atmosfera Orgânica, vamos lançar a nossa pesquisa nacional, a única a retratar de forma profissional e estruturada o comportamento do consumidor brasileiro em relação aos orgânicos.

Vamos em frente, juntos, seguindo a Lei de Raul e fazendo acontecer.

Confira o movimento no estande da Atmosfera Orgânica em nossa página no Instagram, clicando aqui

Cobi Cruz
Diretor da Organis

Compartilhar