Organis aponta crescimento do mercado de orgânicos no 1° semestre de 2021

Um levantamento de mercado feito pela Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos, aponta que, mesmo em um ritmo menor que em 2020, o mercado de orgânicos continua crescendo em 2021.

A Organis ouviu produtores rurais, indústria, distribuidores, feirantes, varejistas de todas as regiões do país e a análise dos dados demonstra que, no primeiro semestre deste ano, os orgânicos conseguiram se adaptar aos impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia.

69% dos que atuam neste mercado declararam crescimento, enquanto 11% apontaram estabilização e 20% alegaram queda. O levantamento confirma a adaptação dos orgânicos ao cenário atual e a persistência do consumidor na escolha dos produtos saudáveis, provando que o crescimento de 30% em 2020 não foi apenas um movimento fora da curva, mas a demonstração de uma tendência.

“Quem declarou queda nas vendas argumenta redução da renda familiar provocada pelo cenário econômico atual e consequente redução do volume de compras. Mas isso não chegou a abalar a confiança nos negócios para o segundo semestre”, explica Cobi Cruz, diretor da Organis.

A expectativa de crescimento permanece alta: 77% esperam crescer. Deste total, 42% projetam um aumento entre 20% e 30% no volume de vendas, enquanto 8% esperam ultrapassar essa marca.

Os dados mostram que os orgânicos ainda têm muito espaço para se movimentar. A demanda continua alta, o que abre oportunidades de negócios. “A gente vê que o mercado ganha corpo ano a ano, com aumento de produção e entrada de novos players neste movimento orgânico. A diversidade de itens é cada vez maior e a distribuição vem ganhando capilaridade”, argumenta Cobi Cruz, destacando que este é um mercado que cresce de forma constante e consistente nestes 16 anos em que a Organis acompanha o setor.

Mais Informações

Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos
Assessoria de Imprensa: Milena Miziara
Fone: (16) 98255-1164

e-mail: milena@organis.org.br