Consumo de alimentos orgânicos aumenta na pandemia

Uma enquete feita pela Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, revela que o consumo de alimentos orgânicos aumentou 44,5% nos sete primeiros meses de restrições sociais para conter a pandemia da Covid-19.

A enquete foi respondida por 456 pessoas por meio dos canais digitais da Organis: pop-up, Instagram, e-mail. Deste total, 62,3% responderam que a preocupação com a qualidade da alimentação aumentou devido à pandemia. Além disso, 82% das pessoas acreditam que a agricultura orgânica pode ajudar a prevenir novas pandemias.

Essas preocupações influenciaram o aumento do consumo de alimentos orgânicos: 62,1% afirmam que aumentaram a frequência, 46,6% consomem orgânicos todos os dias e 34,3% duas vezes por semana.

Os produtos in natura representam 38,6% da preferência, mas é expressivo o percentual (50,9%) de pessoas que consomem tanto produtos in natura quanto os industrializados.

A enquete revela ainda que o consumidor acessa canais físicos e digitais para compra de alimentos orgânicos: 50,9% compram em supermercados, 46,5% em feiras, 34,6% em lojas especializadas e 19,1% online.

“As pessoas que responderam à enquete já têm o alimento orgânico no radar. Mesmo assim, é interessante destacar que o consumo aumentou, que o consumidor permanece preferindo frutas, legumes e verduras, mas já aderiu ao industrializado. Outro ponto de destaque é que os canais de e-commerce já são responsáveis por quase 20% das vendas”, afirma Cobi Cruz, diretor da Organis.

Apesar de 56,6% das pessoas terem sentido um aumento de preços, isso não inibiu a alta no consumo. “Isso deve-se ao fato dos alimentos orgânicos estarem associados à saúde”, explica Cobi Cruz.

Onde.organic

Para ajudar consumidores, produtores e serviços do setor, a Organis lançou o onde.organic. Um ambiente virtual para ser utilizado como uma ferramenta de negócios e um mapeamento da produção orgânica, com georreferenciamento e filtro de produtos que ajudará toda cadeia de orgânicos: produtor encontra insumos e serviços, a indústria e o varejo acharão fornecedores, os consumidores vão encontrar onde tem produtos.

“O serviço é por adesão. Por R$ 29,00 por mês, o interessado em encontrar e ser encontrado, vai ter um ambiente digital moderno e convergente aos interesses do setor”, afirma Cobi Cruz.

O onde.organic é dividido em seis categorias: Raiz Orgânica (campo), Produtos (indústria), Lojas (mercados e restaurantes), Serviços (consultoria e certificação), Receba em Casa (delivery e online) e Insumos (aprovados pela agricultura orgânica).

Mais Informações

A enquete completa estará disponível no site www.organis.org.br a partir do dia 21 de outubro, e a adesão para onde.organic deverá ser pelo https://onde.organic/