“Se você optou por este estilo de vida mais saudável, parabéns! Certamente já pode se enquadrar na famosa frase “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.”

Na mesma frequência da alimentação saudável, o consumo de cosméticos naturais, orgânicos e veganos conquista cada vez mais espaço e adeptos. Segundo relatório da Grand View Research, o mercado global orgânico de cuidados pessoais deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025. A tendência é reflexo de uma sociedade mais preocupada com os impactos ao meio ambiente e com a própria saúde. Isso porque, atualmente, a maioria dos produtos que chega às prateleiras é dermatologicamente testada em animais, possui ingredientes de origem animal em sua composição e pode conter aditivos químicos nocivos ao organismo.

Nesta corrente do bem, já há empresas que nasceram com o propósito de oferecer cosméticos naturais, orgânicos e veganos, promovendo a beleza e os cuidados com a pele, em harmonia com o ambiente natural.

Se você optou por este estilo de vida mais saudável, parabéns! Certamente já pode se enquadrar na famosa frase “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Agora, é importante entender o que é cada um desses conceitos, para identificar o produto ideal na hora da compra.

Os cosméticos orgânicos não podem conter substâncias químicas sintéticas, ou seja, nada desenvolvido em laboratórios de forma artificial. As certificadoras, que atuam internacionalmente nessa área, já desenvolveram processos rígidos de fiscalização e de rastreabilidade dos insumos utilizados na fabricação de produtos orgânicos.

Cosméticos orgânicos são produzidos com insumos da agricultura orgânica, cultivados sem uso de pesticidas ou organismos geneticamente modificados e devem conter um selo de certificação em seu rótulo. Ou seja, são produzidos com base na sustentabilidade.

Os cosméticos veganos não contêm qualquer tipo de ingrediente de origem animal (mel, cera de abelha, lanolina, colágeno de origem animal, albumina, carmim, entre outras), nem são testados em animais. Vale lembrar que o veganismo tem como filosofia abolir o uso e a exploração de animais em toda atividade humana.

Nós, profissionais, que trabalhamos para desenvolver linhas de produtos certificados, nos inspiramos no encantamento pelas riquezas naturais dos biomas brasileiros. Enxergamos a beleza das nossas florestas e a valorização da agricultura orgânica como um meio de se obter aquilo que necessitamos da natureza, com o menor impacto possível ao meio ambiente. É assim que conseguimos criar produtos capazes de proporcionar uma vida saudável, começando pela nossa pele.

Agora que você já sabe as diferenças entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos, convidamos você, leitor, para conhecer mais sobre esse universo em expansão.

Clarice Mei Carrasco
Desenvolvimento de Produtos – Glory by Nature
Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus respectivos autores e não refletem necessariamente a opinião da Organis.

Compartilhar