“A visão holística da conservação trata principalmente de assegurar que funções agroecossistêmicas não sejam abaladas pela ocupação e uso contínuo do espaço agrícola.”

A conservação agrícola é considerada uma estratégia mundial no contexto da gestão de recursos naturais. São atividades mitigadoras, em nível local, com objetivo de diminuir o risco de impactos negativos como a erosão ou a eutrofização, além de manter ou aumentar a capacidade produtiva do ambiente, incluindo a diversidade ecossistêmica. São práticas selecionadas, adaptadas e implementadas de acordo com as condições locais. 

Quando entendemos que qualquer prática de um sistema conservacionista é dependente de um todo, e cada uma acaba influenciando sua totalidade, podemos afirmar que se trata de um conservacionismo holístico. Com essa premissa não é possível caracterizar práticas conservacionistas apenas pela soma do solo e água, é necessária uma visão geral. O agricultor, o solo, a água e a diversidade ecossistêmica são indissociáveis. A formação do agricultor conservacionista holístico exige atividades de sensibilização, conscientização e capacitação. 

A sensibilidade habilita o agricultor para conservar todas formas de vida e buscar alternativas para mitigar os impactos negativos do modelo de produção. A conscientização traz decisões favoráveis pela opção do uso racional de tecnologia e do bem comum. A capacitação leva a melhoria contínua e a certeza de que no futuro o ambiente produtivo vai estar mais equilibrado, estável e rentável. A visão holística da conservação trata principalmente de assegurar que funções agroecossistêmicas não sejam abaladas pela ocupação e uso contínuo do espaço agrícola. 

O princípio da indissociabilidade entre agricultor, solo, água e diversidade ecossistêmica reflete também num conceito de agricultura coletiva, que favorece a construção de um modelo de gestão agroambiental de bacias hidrográficas. O todo de uma bacia hidrográfica pode ser definido como um conjunto de propriedades agrícolas unidas por um complexo hidrológico natural. Assim, a visão holística da conservação agrícola vai muito além de práticas isoladas, abrangendo uma variedade de outras atividades focadas em melhorar as condições ambientais para pessoas e todas formas de vida no agroecossistema. A figura anexa tenta esquematizar o conservacionismo holístico.

Afonso Peche Filho
Pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas – IAC

Compartilhar