“Prosseguimos, agora com a responsabilidade e o poder das sementes deixadas por Dom e Bruno, das quais desejamos fazer um viveiro permanente, em pensamentos e ações.”

O primeiro semestre de 2022 foi de retorno das feiras e bons negócios movidos a calor humano, diálogo e inovação, mas termina marcado por um ataque direto à sustentabilidade, ao meio ambiente e aos direitos humanos.

Eu gostaria, aliás, gostaria muito, que esse artigo não precisasse começar assim, expressando luto e indignação pelo assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira, nossos heróis da biodiversidade, que pagaram um preço alto pelo seu amor à vida. A eles, deixo esse poema em feitio de oração do grande Ferreira Gullar:

“A vida muda como a cor dos frutos
 lentamente e para sempre.
A vida muda como a flor em fruto, velozmente.
A vida muda como a água em folhas, o sonho em luz elétrica.

A rosa desembrulha do carbono o pássaro da boca,
mas quando for tempo. E é tempo todo o tempo.
Não basta um século para fazer a pétala
que um só minuto faz, ou não.

Mas a vida muda.
A vida muda o morto em multidão.”

E é em respeito aos ciclos da vida, em toda a sua simples grandiosidade, que não podemos e não vamos parar nossa insistente defesa do que existe de belo, bom e justo na natureza humana. O movimento é a lei e é nele que vamos continuar jogando o nosso jogo, aquele no qual ninguém sai perdedor, nem mesmo os adversários, por mais que ainda não tenham consciência disso.

Prosseguimos, agora com a responsabilidade e o poder das sementes deixadas por Dom e Bruno, das quais desejamos fazer um viveiro permanente, em pensamentos e ações. Vamos mudar os mortos em multidão, como diz o poeta. E se isso incomoda os inimigos da vida, eles que se adaptem e evoluam – pois sempre há tempo.

Dito isso, 2022 vem sendo um ano cheio de sinais de mudanças e oportunidades para os orgânicos. Esse fato ficou ainda mais claro com o retorno dos encontros presenciais, olho no olho, cheios de calor humano e comprometimento pessoal que as grandes feiras propiciam. Nessa volta triunfal, os orgânicos se sentiram acolhidos e valorizados como nunca, não apenas na forma de marcas e produtos, mas em compreensão das mensagens que o movimento leva adiante.

Trago ainda bem nítidas as minhas impressões do evento mais recente, a BioBrazil Fair, de 8 a 11 de junho, no Anhembi, em São Paulo. O nosso retorno aos palcos do mercado foi, e continua sendo, realmente marcante. Não apenas na qualidade dos produtos, pois isso nunca esteve em dúvida, mas na forma criativa e caprichada da apresentação dos orgânicos ao mercado. Nossa paisagem foi de estandes espaçosos, bonitos, trazendo marcas novas e muitas delas com embalagens em conceitos diferentes, atrativos, surpreendentes, dizendo, sem palavras, que os orgânicos representam, em essência, a inovação, em um futuro de consumo consciente.

Sinais claros disso já havíamos observado em maio, na Apas Show, que, em 2022, fez a festa no Expo Center Norte, também em São Paulo. Observamos, com olhos orgulhosos, que o estande da Organis conseguiu a proeza de chamar a atenção e seus expositores ganharem destaque entre gigantes globais, nessa que é, simplesmente, a maior feira da América Latina.

Um pouco antes do sucesso na Apas, a caravana dos orgânicos em movimento já havia marcado presença na Anufood Brazil, na qual teve a satisfação de participar com uma palestra no painel promovido por esta feira especializada em alimentos que cresce a cada ano, com sua proposta ampla e abrangente.

E, se estamos nos tornamos cada vez mais organizados e relevantes, é natural que os convites cheguem, como por exemplo, da gentilíssima Apras – Associação Paranaense de Supermercados, que nos abriu generoso espaço na Mercosuper. O clima no Expotrade Pinhais foi dos mais proveitosos e a Organis certamente estará presente, e com mais força, na edição 2023.

Mas, se a lei é o movimento, o roteiro de conquista de corações e mentes para o lado orgânico, saudável, natural e sustentável não para. Recentemente a Organis foi convidada para organizar, em setembro, uma feira orgânica dentro de um moderno centro de compras, o Shopping Crystal, em Curitiba. Um evento inovador e, certamente, marcante, pelo ineditismo da ideia, daquelas capazes de trazer bons frutos para expositores, consumidores e, é claro, para os promotores do evento.

Lembro, também, que já temos agenda para outubro – fomos orgulhosamente convidados pela AMIS, Associação Mineira de Supermercados, para levar o estande dos Orgânicos em Movimento à SuperMinas, uma das mais importantes feiras do setor varejista daquele estado e do Brasil.

Resumindo, os grandes eventos presenciais do mercado tiveram a sua volta triunfal nesse primeiro semestre e as perspectivas dos orgânicos dentro deles é das melhores. Para alegria dos que acreditam na confraternização, na paz, na tolerância, no encontro, no intercâmbio de experiências, enfim, na vida do jeito que ela merece ser vivida.

Cobi Cruz
Diretor Executivo da Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos

Compartilhar