Somos a entidade setorial de promoção dos orgânicos

Somos Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos – uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha para divulgar os conceitos e as práticas orgânicas. Promovemos as marcas dos nossos associados, para estabelecer fortes relacionamentos com o mercado.

Nosso trabalho é criar, viabilizar e executar ações em diferentes frentes, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia produtiva dos orgânicos (produtores, prestadores de serviço, processadores, indústria e varejistas).

Não nos limitamos ao âmbito técnico. Somos uma vitrine dos orgânicos para o público em geral. Acreditamos que a nossa atuação está sendo decisiva, para transformar o Brasil num país cada vez mais orgânico e sustentável.

Temos consciência da nossa capacidade como instituição e sabemos que a ousadia é a força determinante do nosso sucesso. Temos propósitos claramente definidos em nosso DNA. Trabalhamos para atender as expectativas dos associados, criando oportunidades de divulgação, conduzindo ações pertinentes e ajudando a estabelecer relacionamentos produtivos no setor.

Utilizamos as ferramentas da comunicação para propagar estes conceitos, o que tem nos trazido credibilidade e ampliado nossa representatividade.

Somos um centro de promoção e de Informações sobre os orgânicos

A Organis busca reunir informações sobre o universo dos orgânicos e agregar especialistas e pesquisadores ao nosso quadro institucional. Estamos sempre gestando novas ações para alcançar o grande público e permitir o ingresso do varejo no esforço, para fortalecer e divulgar as boas práticas orgânicas.

Com o crescimento do consumo de orgânicos, mais empresas querem aproveitar as oportunidades que isso gera. Por isso estamos buscando visibilidade e estatura para ocupar um espaço institucional de maior relevância.

Nosso centro gravitacional é a causa dos orgânicos e suas contribuições ao meio ambiente, à saúde e ao bem-estar social. Nessa questão, a Organis tem um papel institucional relevante e continuará a desempenhá-lo.

Conheça a causa dos orgânicos

Quem produz, comercializa e consome produtos orgânicos e sustentáveis, acredita nas boas práticas, que ajudam a construir um mundo cada vez melhor. Valoriza a saúde, o meio ambiente e a responsabilidade social.

Vários segmentos da nossa economia trabalham pela causa dos orgânicos. O que a Organis faz é uni-los em torno de um grande esforço institucional. Queremos ajudar o Brasil a alcançar uma consciência cada vez mais orgânica e sustentável. Reunimos mais de 70 empresas, que oferecem mais de 1.000 produtos criados em respeito aos princípios, valores e melhores práticas orgânicas.

Como a Organis atua?

Por meio de parcerias, convênios, acordos e ações com entidades públicas e privadas, criamos oportunidades para promover nossos associados, seus produtos, seus serviços e seus interesses.

Prestamos apoio aos nossos associados, por meio de vários programas voltados para diferentes públicos, incluindo compradores internacionais, profissionais do varejo, produtores, fornecedores e consumidores finais. Estes programas já possuem um longo histórico de bons resultados alcançados.

Orgânicos no Brasil e no mundo

A marca Organic Brasil faz parte da origem da Organis, criada em 2005, a partir de uma parceria com a Apex-Brasil, para promover as exportações de produtos orgânicos brasileiros e consolidar a imagem do Brasil como fornecedor de produtos certificados, capaz de atender os mercados mais exigentes.

O movimento ascendente dos orgânicos

Debaixo do conceito Orgânicos em Movimento, levamos para feiras e outros eventos nacionais e internacionais as marcas dos associados e empresas apoiadoras. Os espaços promocionais da Organis são sempre atrativos e bem planejados, para que os nossos produtos sejam cada vez mais visíveis, conhecidos e desejados.

Pesquisa de mercado

Para alimentar os nossos associados com informações para alcançar uma visão abrangente do mercado de orgânicos, investimos na Pesquisa Nacional Sobre o Consumo de Produtos Orgânicos no Brasil. O estudo, realizado a cada dois anos, vem lançando luz sobre diversas questões relacionadas ao comportamento do consumidor e às tendências do mercado, ajudando a balizar as ações de planejamento do setor. O primeiro estudo foi realizado em 2017, o segundo foi realizado em 2019, o terceiro foi realizado em 2021 Os dados mais recentes de 2023, está disponível também para download aqui.

Pontos de vista do universo dos orgânicos

Ao longo de toda a cadeia produtiva dos orgânicos, há profissionais das mais variadas áreas, dispostos a compartilhar visões e conhecimentos técnicos. Todos desejam contribuir para com o aprimoramento do setor. Engenheiros, técnicos, profissionais de marketing, produtores, especialistas e gente engajada na causa dos orgânicos têm no Pensando Orgânico um importante espaço de divulgação. Aqui nós disponibilizamos os artigos e textos assinados por quem tem algo a dizer.

Organis 2 Organis

Utilizando o Whatsapp, uma das mídias sociais mais versáteis e disponíveis, a Organis B2B funciona como um clube exclusivo de negócios do setor de orgânicos. Através desse canal, disponibilizado apenas para os associados da Organis, as empresas podem trocar informações entre si, gerando oportunidades comerciais e promovendo saudáveis ações de benchmarking. Como o nosso quadro de associados é composto por empresas de toda a cadeia produtiva, de produtores e industriais a varejistas e prestadores de serviço, as oportunidades geradas são diversificadas e proveitosas.

Os orgânicos no mapa

Valendo-se de um complexo networking estruturado ao longo dos últimos quinze anos, a Organis trabalha no desenvolvimento de plataformas que permitam a troca de informações entre produtores, fornecedores, varejistas e consumidores finais, agilizando as ações comerciais tanto na área do B2B como no B2C. Em fase de implantação, o onde.organic será mais uma ferramenta de promoção comercial e relação institucional.

Os biomas brasileiros

Organis mantém a diretriz para divulgação da imagem do Brasil como produtor de orgânicos, baseada na diversidade dos seus seis biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Dessa forma, contribui para que a produção brasileira seja reconhecida pela qualidade, pela originalidade e pela competitividade. Brasil Biomes é um Brasil exuberante orgânico por natureza

Projetos pontuais

A Organis está sempre atenta às oportunidades e pronta para canalizar a criatividade dos nossos associados e parceiros em ações inovadoras. A forte presença nas redes sociais, a disponibilização de espaço virtual no website da Organis para os associados e as ações pontuais de inteligência de mercado são alguns bons exemplos de como a Organis está movimentando o mercado de orgânicos no Brasil.

Sua empresa também pode ajudar a fortalecer o setor

Como associada, sua empresa fará parte de uma marca forte, baseada nos valores sólidos, que o consumidor brasileiro atribui à produção orgânica e sustentável. Além disso, terá oportunidades de participação em feiras no Brasil e no exterior e em rodadas de negócios com compradores internacionais. Terá acesso a informações exclusivas, que o ajudarão na tomada de decisões. E se beneficiará de ações pontuais que o ajudarão a aumentar seus resultados de vendas.

Preencha o formulário abaixo, junte-se a Organis e ajude a construir um setor cada vez mais forte!