Ecocert e Soil Association Certification anunciam formalmente a parceria

A Ecocert e a Soil Association Certification, órgãos de certificação Orgânica pioneiros na França e Reino Unido, anunciam formalmente a parceria.

A parceria identificará e facilitará o compartilhamento de esquemas já existentes, e o desenvolvimento, marketing e a entrega de esquemas baseados na integridade e serviços focados em três áreas principais: alimentos e agricultura orgânica, uso da terra e sustentabilidade.

Em um momento de enorme incerteza global e crescentes desafios ambientais, ambas organizações, que já trabalham juntas em grupos orgânicos internacionais, incluindo IFOAM, EOCC e Cosmos, esperam mostrar que a cooperação internacional, o respeito mútuo e uma visão compartilhada de orgânicos e sustentabilidade, pode impulsionar mudanças positivas atravessando fronteiras internacionais.

Nesse contexto, a Soil Association Certification concedeu à ECOCERT direitos preferenciais (fora do Reino Unido) para auditar de acordo com os padrões orgânicos altamente respeitados da Soil Association.

Clientes ECOCERT em mais de 130 paises ao redor do mundo agora serão capazes de acessar o símbolo da Soil Association, atendendo os padrões exigidos da Soil Association.

Em conjunto, a ECOCERT dá a Soil Association acesso preferencial no Reino Unido à um grande portfolio reconhecido de esquemas de certificação orgânica e de sustentabilidade, proporcionando a mais completa gama de serviços de certificação confiáveis para práticas sustentáveis.

Isso significa que os produtores e processadores da Certificação Soil Association, sediada no Reino Unido, agora também terão acesso ao mercado internacional com o uso da acreditação da certificação ECOCERT para países como EUA, Canadá, México, Brasil, Japão e Coreia.

Desenvolvimentos futuros sobre a parceria serão anunciados nos próximos meses a medida que as duas organizações constroem esse acordo inicial e altamente benéfico ao mercado.

Philippe Thomazo, Chefe Executivo do Grupo ECOCERT, disse:

A certificação Soil Association e a ECOCERT compartilham terreno comum como pioneiros da certificação orgânica no Reino Unido e na França, respectivamente. Enriquecido pelo nosso forte compromisso com o desenvolvimento de orgânicos em todo o mundo, temos o prazer de fortalecer nossos vínculos, iniciados há muito tempo, construindo uma parceria formal. Esta é uma grande oportunidade para ambas as partes continuar oferecendo aos nossos clientes do mundo todo padrões altamente exigentes. Em toda a nossa gama confiável de certificações Ecocert, buscamos nossos objetivos para garantir práticas orgânicas sustentáveis por todas as indústrias que se comprometam a gerar um impacto ambiental e social positivo.

Martin Sawyer, Chefe Executivo da Soil Association Certification, disse:

Esta parceria reforça os valores compartilhados e a visão para a agricultura orgânica no mercado
interno e no exterior entre a Soil Association Certification e o Grupo ECOCERT, e nos permitirá
enfrentar melhor as oportunidades e desafios futuros para o setor orgânico global. É um primeiro
passo emocionante que esperamos que seja um relacionamento frutífero e mutuamente benéfico.
Ao ampliar nosso alcance internacional, esperamos que os altos padrões orgânicos da Soil
Association sejam acessados por uma gama mais ampla de produtores e processadores orgânicos,
aumentando seu impacto e promovendo o símbolo orgânico da Soil Association como um sinal
globalmente reconhecido e confiável para orgânicos.

Sobre o mercado orgânico global

O mercado orgânico continua crescendo em todo o mundo, atingindo mais de 80 bilhões, com mais de 57,8 milhões de hectares terra agrícola orgânica. Os principais mercados de consumo do mercado de alimentos são os EUA, seguidos pela Alemanha e França. Com mais de 65% de participação de mercado na França e uma posição de liderança em muitos outros países, a Ecocert tornar-se um principal jogador global para certificação orgânica em todo o mundo.

Sobre o mercado orgânico do Reino Unido

O mercado orgânico do Reino Unido agora vale um recorde de £2,33 bilhões, após sete anos de crescimento do mercado, o que significa que £45 milhões são gastos internamente por semana em orgânicos. O símbolo da Soil Association é encontrado em 70% dos produtos orgânicos no Reino Unido, variando de alimentos e bebidas a produtos de beleza e têxteis orgânicos.

Sobre a Ecocert

Certificação Ecocert: Oferecendo cerca de 150 padrões, públicos e privados, nacionais e internacionais, selecionadas por seus rigorosos critérios sociais e ambientais, a Ecocert oferece uma das maiores gamas de exigentes certificações de rótulos orgânicos. Além de sua experiência em agricultura orgânica e cosméticos, há outros esquemas disponíveis em áreas como agricultura sustentável e silvicultura (UTZ, PEFC, VCS, FSC, …), bem como comércio justo (Fair For Life). A marca Ecocert é uma referência global para rótulos orgânicos e ecológicos em vários setores, como a indústria alimentícia, cosmética, têxtil, florestal e madeireira.

Grupo ECOCERT: Comprometido há quase 30 anos com o desenvolvimento da agricultura orgânica na França e em todo o mundo, o Grupo ECOCERT é o líder global em certificação orgânica para agricultura e certificação de cosméticos. O Grupo opera em mais de 130 países através de uma rede internacional de 26 subsidiárias e possui mais de 1.400 funcionários… Além de sua expertise em certificação orgânica, a ECOCERT incentiva os agentes econômicos a adotarem práticas ecológicas e responsáveis, oferecendo-lhes uma série de normas ambientais e éticas, que são tanto reconhecidas como exigentes, bem como serviços de consultoria e treinamento.

Sobre a Soil Association

A Soil Association foi fundada em 1946 por agricultores, cientistas, médicos e nutricionistas para promover a conexão entre a saúde do solo, alimentos, animais, pessoas e o meio ambiente. Hoje, a Soil Association é a instituição de caridade líder do Reino Unido que faz campanha por alimentos, agricultura e uso da terra saudáveis, humanos e sustentáveis. A presidência pertence à Helen Browning e o presidente do conselho é Gabriel Scally.

A Soil Association Certification é uma subsidiária integral que certifica mais de 70% de todos os produtos orgânicos vendidos no Reino Unido. Certificando alimentos e agricultura orgânicos desde 1973 e, mais recentemente, produtos têxteis, de saúde e beleza orgânicos, a equipe consolidou extensa experiência prática e fornece suporte inigualável antes, durante e após a certificação. Também audita outros esquemas dentro da restauração e silvicultura, incluindo o padrão Food for Life Served Here, e os padrões florestais internacionais FSC e PEFC, garantindo qualidade e proveniência que a indústria e os consumidores podem confiar. O seu chefe executivo é Martin Sawyer e o seu conselho independente é presidido por Nick Buckland.